FICHA TÉCNICA
Busto de Tiradentes
Autor: Ioannis Zavoudákis
Material: bronze
Ano de inauguração: 21 de maio de 1997
Localização: entrada da biblioteca central da UFES
PLACA COM INSCRIÇÃO
Ao herói da Independência do Brasil, homenagem do povo do Espírito Santo. Vitória, 21.05.97.
Governo do Est. do Espírito Santo. Universidade Federal do Esp. Santo / Conselho Regional de Odontologia.
SOBRE A OBRA
O busto em bronze com pedestal em mármore é uma homenagem a Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira. Joaquim José da Silva Xavier, 1746, desempenhou diversas atividades, entre elas dentista, militar, tropeiro e minerador. Fez parte do movimento político dos inconfidentes mineiros, ao lado de importantes figuras da sociedade mineira, que reivindicavam a Independência do Brasil e a diminuição da cobrança abusiva de impostos por parte do regime colonial Português.
Em 1789, os inconfidentes foram delatados e em 1792 enfrentaram julgamento. Como punição por participação no movimento, Tiradentes foi enforcado e esquartejado em praça pública. Partes de seu corpo foram espalhados pela cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto – MG, como forma de exemplo para a população. Foi o único a assumir a participação na Conjuração Mineira. É hoje considerado um mártir do processo de Independência brasileira.
SOBRE O AUTOR
Ioannis Andonios Zavoudákis nascido em 1940 na Ilha de Samos, Grécia, era integrante da marinha mercante grega e ao chegar ao Brasil, em 1964, começa a ter destaque como artista. É autor de várias obras marcantes no cenário artístico e na construção do patrimônio público do Espírito Santo, tendo realizado diversos monumentos na capital Vitória.
FONTES
-
FOSSE, Mário Luiz. Monumentos capixabas. Livro I, Vitória. Vitória: Ofício Comunicação e Cultura, 2015.