top of page

FICHA TÉCNICA

Escultura GAEU

Autor: José Carlos Vilar Araújo

Material: aço corten

Ano de inauguração: 18 de outubro de 2016

Localização: jardim frontal da Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU)

PLACA COM INSCRIÇÃO

Assinado, canto inferior direito frontal: VILAR

SOBRE A OBRA

A obra de aço corten de grande dimensão foi projetada para ser instalada permanentemente nos arredores da Galeria de Arte Espaço Universitário e inaugurada a partir da exposição Esculturas em Aço, a qual Vilar foi convidado para criar obras inéditas para a mostra na galeria. Para a exposição individual, Vilar convidou o artista Sandro Novaes, que apresentou sua exposição Rupturas em uma sala da galeria. A obra foi realizada pela Secretaria de Cultura da UFES em conjunto com a empresa ArcelorMittal.

A escultura em formato triangular apresenta ausência de espaços pontuais na obra, caracterizando-a com seus espaços ocos. A obra instalada em ambiente externo se relaciona com o ambiente circundante, com a paisagem e principalmente o céu, aparente pelo ângulo em que as aberturas no aço estão posicionadas.

SOBRE O AUTOR

José Carlos Vilar Araújo é um artista plástico nascido no Espírito Santo em 1950 e professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atuou por 35 anos. Escultor que tem seus trabalhos reconhecidos principalmente pela abstração, geometrização e o uso de materiais como aço (carbono e corten), ferro, entre outros. No início de sua carreira produziu sobretudo bustos e peças figurativas, utilizando materiais como gesso, ferro e madeira. Encontra suas referências em elementos da natureza, de memórias e vivências. Uma das principais características de suas esculturas é a relação do material com o tempo, conferindo à obra certa efemeridade quanto a materialidade, exposta à ação do tempo e intempérie de forma aparente. Se vale da forma e materialidade dos materiais utilizados, relacionando a subjetividade à tridimensionalidade.

FONTES

COMO ENCONTRAR A OBRA

bottom of page