FICHA TÉCNICA
Busto de Homero Massena
Autor: Carlo Crepaz
Material: gesso e tinta
Ano de inauguração: 1960
Localização: recepção do prédio da direção do Centro de Artes
PLACA COM INSCRIÇÃO
Assinado, canto direito: C. Crepaz
SOBRE A OBRA
O busto em gesso é revestido por uma tinta monocromática, com tom que se assemelha a uma escultura em bronze. Representa o artista Homero Massena (1885-1974), nascido em Barbacena, Minas Gerais, que tem sua produção no cenário artístico capixaba. Por pressão do pai, se forma em Odontologia e exerce a profissão por dois anos. Em 1907 conclui o curso de pintura na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Se instala definitivamente no estado em 1951, atuando como fundador, diretor e professor da antiga Escola de Belas Artes do Espírito Santo e posteriormente da UFES.
Um dos artistas mais importantes do Espírito Santo, Massena trabalhou, principalmente a pintura de paisagem e figura humana. Atuou também como escritor, com dois livros publicados, como jornalista e político. A casa onde viveu em Vila Velha/ES, foi transformada, em sua homenagem, em um museu em 1984, e uma galeria, vinculada ao governo estadual, recebe seu nome. A escultura passou por restauração entre 2018 e 2019, por apresentar problemas na estrutura interior do gesso, perdas na parte externa e na tinta.
SOBRE O AUTOR
Carlo Crepaz (1919-1992), escultor ítalo-brasileiro, formado em arte na Escola de Belas Artes de Ortisei Delomiti, sua cidade natal. Chega ao Brasil em 1951, se dedicando à carreira de professor, primeiramente no Santuário de Santo Antônio. Contribuiu para a fundação da antiga Escola de Belas Artes de Vitória e do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando até os anos 1980.
Suas obras tem relação com a religiosidade, trabalhando em obras pavonianas, relacionadas a uma congregação católica, e bustos, com figuras de destaque no cenário capixaba. Seu conjunto escultórico assimila padrões tradicionais da arte, alinhando questões clássicas na representação da figura humana, seu principal tema. Crepaz é importante na construção do cenário artístico capixaba, principalmente em esculturas e monumentos públicos. No seu período de atuação no estado, a produção de obras públicas foi centrada em seu ateliê, servindo de base para a formação de seus alunos, expoentes na perpetuação da constituição da produção escultórica no Espírito Santo.
FONTES
-
BELO, M. et al. Arte Pública no ES: atores e processos criativos de escultores capixabas. UFES, Vitória, 2018. Disponível em: <https://artes.ufes.br/pt-br/pos-graduacao/PPGA/detalhes-do-projeto?page=1&id=9703&sort=desc&order=Papel>. Acesso em: 03 dez. 2020.
-
DAMASCENO, A. Esculturas históricas são restauradas no Núcleo de Conservação e Restauração da Ufes. UFES, 30 de maio 2019. Disponível em: <https://www.ufes.br/conteudo/esculturas-historicas-sao-restauradas-no-nucleo-de-conservacao-e-restauracao-da-ufes>. Acesso em: 04 dez. 2020.
-
Carlo Crepaz. Disponível em: <http://www.sefa.es.gov.br/painel/escul10.htm>. Acesso em: 05 dez. 2020.
-
Homero Massena. Disponível em: <http://www.sefa.es.gov.br/painel/pint40.htm>. Acesso em: 05 dez. 2020.