FICHA TÉCNICA
Escultura Centro de Artes
Autor: José Carlos Vilar Araújo
Material: aço
Ano de inauguração: -
Localização: área externa do Centro de Artes
PLACA COM INSCRIÇÃO
Não possui.
SOBRE A OBRA
A escultura é composta por duas estruturas de aço verticais, intercaladas e apoiadas uma na outra. Uma estrutura confere sustentação à escultura, posicionada na parte central da obra, na diagonal. Esta apresenta pequenos recortes por toda sua extensão. A outra parte de aço entrelaça a referida estrutura, com formas orgânicas arredondadas que se assemelham a curvatura do número 3, unidas entre si, formando uma única chapa de aço. A obra está posicionada sobre um pedestal de cimento. A escultura foi posteriormente revestida por tinta em tom amarelado. A coloração da obra se alterna entre a tonalidade do aço, a tintura amarelada e a pátina, devido a exposição do material à ação do tempo.
SOBRE O AUTOR
José Carlos Vilar Araújo é um artista plástico nascido no Espírito Santo em 1950 e professor aposentado da Universidade Federal do Espírito Santo, onde atuou por 35 anos. Escultor que tem seus trabalhos reconhecidos principalmente pela abstração, geometrização e o uso de materiais como aço (carbono e corten), ferro, entre outros. No início de sua carreira produziu sobretudo bustos e peças figurativas, utilizando materiais como gesso, ferro e madeira. Encontra suas referências em elementos da natureza, de memórias e vivências. Uma das principais características de suas esculturas é a relação do material com o tempo, conferindo à obra certa efemeridade quanto a materialidade, exposta à ação do tempo e intempérie de forma aparente. Se vale da forma e materialidade dos materiais utilizados, relacionando a subjetividade à tridimensionalidade.
FONTES
-
PASTE, Rosana. Artista-professor: cartografia e processo. 2017. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, ES, 2017.