FICHA TÉCNICA
Cometa Esperança
Autora: Freda Cavalcanti Jardim
Material: mosaico / técnica mista
Ano de inauguração: 1995
Localização: pátio interior do prédio da Reitoria
PLACA COM INSCRIÇÃO
1ª: Cometa Esperança / Freda Cavalcanti Jardim / 1995
2ª: Renata Bomfim, Cláudia Felix, Heloisa Galvão, Renata Carminati, Roszi Graci Simões / Joelma Celin, Aurélia Carvalho, Valentina, Mirian / Participação: Tuca, Benedito R. Simões
SOBRE A OBRA
A obra feita pela artista cearense e ex-professora da UFES Freda Cavalcanti Jardim, foi resultado das atividades do grupo de trabalho conhecido como “Companhia do Mosaico” que executou vários projetos em mosaico no Estado.
“Cometa esperança” é o resultado da participação de vários membros da Companhia como os alunos da UFES Renata Bomfim, Cláudia Felix, Heloisa Galvão, Renata Carminati, Roszi Graci Simões, Joelma Celin, Aurélia Carvalho, Valentina, Mirian e a intervenção de outros membros como Tuca e Benedito R. Simões.
A técnica de mosaico usada é o método indireto, uma técnica que a artista Freda Jardim aprendeu durante uma etapa de formação em Ravena (Itália), que consiste em montar o sobre uma superfície provisória no ateliê e posteriormente se aplica à superfície definitiva.
A obra apresenta uma luminária no centro da peça que se encaixa com a metáfora da obra como luz do cometa e da esperança. Iconograficamente representa um cometa com esteira decorada em tesselas de cor branca. No cometa aparece a figura de uma pomba branca deixando uma esteira de raios luminosos que simbolizariam a paz e a esperança.
SOBRE A AUTORA
Freda Cavalcanti Jardim nasceu em Fortaleza, Ceará, em 1926. Se graduou em Estatística no Rio de Janeiro, trabalhando posteriormente no IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Neste período, participou de alguns cursos de pintura, cerâmica e gravura no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. Em 1955 recebeu bolsa de estudos na Itália, na área de gráficos estatísticos, fazendo um curso de cerâmica na Faculdade de Química de Bolonha, paralelamente. Ainda na Itália fez cursos de tecelagem, estamparia e tapeçaria e iniciou seus estudos em mosaico. Retornou ao Brasil em 1956, onde começou a trabalhar com mosaicos, incorporando o uso de materiais não tradicionais, conferindo relevância às suas obras no cenário internacional. Com influências da arte bizantina, adaptada aos materiais brasileiros como vidros, cristais, granitos, mármore e pedras preciosas. Fez uso principalmente dos mármores extraídos no Espírito Santo.
Trabalhou no Ministério da Educação e no INEP (Instituto Nacional de Ensinos Pedagógicos), desenvolvendo o artesanato local, lecionou a disciplina de mosaico na Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ, Universidade Santa Úrsula, PUC e no Instituto Metodista Bennett. Na década de 1960, Freda se aposenta na UFRJ e passa a fazer parte do corpo docente da UFES, ajudando a estruturar o Centro de Artes e a mudar a concepção artística no âmbito acadêmico e na produção estética. Sua produção perpassa da arte pública a espaços privados, presente em vários estados brasileiros e em diferentes países, como Chile, Portugal e Itália.
FONTES
-
GONÇALVES, Marcela Belo. Raphael Samú: experiências do muralismo no Espírito Santo. 2014. 204 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória.
-
BOMFIM, Renata. Cometa Esperança... Casa das Musas (blog). Disponível em: <http://mosaicocapixaba.blogspot.com/>. Acesso em: 15/10/2018.