top of page

FICHA TÉCNICA

Coração da UFES

Autora: Rosana Paste

Material: aço corten

Ano de inauguração: 1994

Localização: prédio do Centro de Vivência UFES

PLACA COM INSCRIÇÃO

Não possui. 

SOBRE A OBRA

O conjunto escultórico apresenta 5 figuras que se assemelham a forma humana, posicionadas uma ao lado da outra. Uma das peças tem um recorte arredondado no peito, vazio que emoldurava um coração posicionado na parede atrás da obra, indicando o título do trabalho. O projeto escultórico foi importante para o processo de afirmação artística de Rosana, realizado na transição entre aluna e professora do Centro de Artes da UFES.

A escultura foi projetada a partir da arquitetura do prédio que a abriga, idealizado por Kléber Frizzera, professor de arquitetura da UFES. Criado para ser um local de convivência entre a comunidade universitária e externa, em um contexto de fluxo intenso e livre de pessoas, o projeto arquitetônico inicial indicava que a escultura seria instalada em um local central do prédio, cercada por cafeterias, livrarias, lojas e restaurantes, fazendo com que o caminho percorrido pelos visitantes necessariamente passasse pela obra. Houve uma modificação posterior na planta do edifício, alterando sua característica principal. A obra está localizada no mesmo espaço para que fora projetada.

A obra idealizada em aço corten foi primeiramente desenhada e recortada em papel e posteriormente em alumínio, em uma escala reduzida. As imagens foram então ampliadas em papel craft, a partir de um projetor, etapa necessária para que a empresa responsável pela fundição do aço pudesse desenvolver as peças.

SOBRE A  AUTORA

Rosana Lúcia Paste nasceu em Venda Nova do Imigrante, região serrana do Espírito Santo, em 1967. Se formou na Universidade Federal do Espírito Santo em 1992 e atua como professora na mesma universidade desde 1994, lecionando principalmente escultura e vídeo. Atuou como secretária de cultura da UFES, diretora da editora EDUFES e da Galeria de Arte Espaço Universitário. Tem trabalhos em áreas como fotografia, escultura, vídeo e performance, principalmente.

No início de sua carreira utilizou materiais como chumbo, ferro e parafina, associando-os a formas geométricas. Ao longo de sua carreira adiciona materiais como alumínio, inox, metal, vidro e pele de coelho. O vidro soprado, em formato de esfera, e a pele de coelho tem presença marcante em seus trabalhos mais recentes, conferindo questões e efeitos distintos pelo uso diversificado de materiais tão diferentes e inusuais. Desde os anos 1990 participa de diversas exposições individuais e coletivas no Brasil.

FONTES

COMO ENCONTRAR A OBRA

bottom of page